sábado, 22 de setembro de 2018

O Ano Letivo no Egito.

Começam as aulas e por mais estranho que pareça, o começo de um novo ano letivo no Egito, acontece em setembro. É bem parecido com o ano letivo americano, que também segue as estações do ano devido as estações no hemisfério norte serem bem mais definidas. E como
nosso verão é no meio do ano, então, as férias de maior duração por aqui também acontecem nessa época do ano.
O ano escolar completo vai de setembro a junho. Começa em setembro, em meados do dia 20. As férias menores acontecem em janeiro, durando aproximadamente 2 semanas (férias de inverno), são as férias da metade do ano letivo. A semana por aqui também começa em outro dia. Não na segunda mas sim no domingo, porém a maioria das escolas iniciam as aulas aos sábados, sendo o único dia de descanso na sexta-feira. Algumas escolas optam por fazer o final de semana com dois dias, sexta e sábado. Mas a grande maioria segue com descanso apenas as sextas-feiras.

Para entender melhor:

  • Ano letivo vai de setembro a junho.
  • Semana escolar de sábado (ou domingo) a quinta-feira.
  • Janeiro com 2 semanas de férias de inverno.
  • Junho marca o fim do ano letivo e início das férias de verão.
  • Férias de final do ano letivo (verão) de julho a setembro.
E como são as escolas? Bem, existem as escolas públicas, as escolas particulares e as escolas internacionais. Agora também temos escolas "japonesas" construídas com a colaboração e investimentos do Japão. A maioria dos estudantes usam uniforme. Há escolas que ensinam em árabe e outras em  inglês, algumas escolas também permitem aos alunos escolherem algumas matérias para cursarem.





Por aqui ainda se ensina e canta-se o hino nacional nas escolas com os alunos em pé formando filas ordenadas. Você não verá alunos desrespeitando os professores...e os pais ainda são chamados à escola caso um aluno se comporte de forma indevida ou tenha notas baixas repetidamente.
Não, não é um ensino de primeiro mundo, mas pelo menos ainda temos o respeito dentro das instituições de ensino, coisa que ao meu ver, é de máxima importância e que anda se perdendo mundo afora.



Então, desejo um ótimo ano letivo aos estudantes, aos professores e as mamães e papais que dão duro para oferecer uma boa educação dentro e fora de casa!

Um comentário:

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: