quinta-feira, 4 de outubro de 2018

RECEITA: Moussaka Egípcia


Moussaka é um prato egípcio, aliás, não só egípcio mas sim feito em praticamente todos os países árabes, a base de berinjela e molho de tomate. em muitos países a carne moída também é utilizada e ai vai ao forno, mas aqui no Egito, a versão vegetariana é a mais consumida, apreciada e também mais  rápida de se fazer. Então vamos de Moussaka egípcia, um dos meus pratos preferidos!

(mesmo porque eu também não como carne 😄)
Ahhh, podemos também fazer usando abobrinhas, fica delicioso! Passarei a receita usando tanto uma quanto a outra, ou ainda, servindo as duas juntas que é como eu costumo fazer aqui em casa. Quem me ensinou isso (de fazer com abobrinha também) foi minha sogra, aliás foi ela quem me ensinou (e continua ensinando) quase tudo sobre a culinária árabe!

INGREDIENTES:

  • 4 Berinjelas (e/ou 4 abobrinhas)
  • óleo para fritar
Para o molho:
  • 7 tomates
  • 5 dentes de alho
  • 1 cebola média
  • Azeite ou margarina ou manteiga
  • 1 tablete de caldo de legumes ou caldo de galinha
  • Sal, pimenta do reino, páprica a gosto
  • 1 pitada de açúcar

PREPARO:






Descasque as berinjelas e corte em rodelas de mais ou menos 1 dedo de espessura. Não coloque sal, apenas enxugue com um papel toalha e frite em óleo quente, em quantidade que chegue até metade das rodelas. Vá virando para que frite de ambos os lados até ficarem bem douradinhas.



Faça o mesmo com as abobrinhas, a única diferença é o formato de corte que deve ser na diagonal para que não fiquem fatias muito pequenas, do mais segue igualmente como com as berinjelas.




Importante: Coloque em uma grelha.  O papel toalha fará suas beringelas ficaram encharcadas. Reserve.

Preparo do molho:


Tire a pele e corte os tomates e a cebola em cubinhos. Esprema 2 a 3 dentes de alho e reserve.


Eu usei meu tempero caseiro.


Em uma panela, aqueça a manteiga (ou azeite/margarina/óleo), frite a cebola e 1 dente de alho espremido. Quando estiver começando a dourar, coloque o tomate picado e mexa. Tempere com um caldo de legumes (esfarele com os dedos), adicione pimenta, o açúcar, a páprica e se necessário, sal. Deixe o molho em fogo baixo até que o tomate desmanche. Caso o tomate não tenha muito suco, acrescente um pouquinho de água.



Quando o molho estiver quase pronto, esprema o restante do alho no molho e deixe terminar de apurar. Corrija os temperos se necessário. Desligue o fogo e reserve.

Coloque a beringela frita em uma travessa e cubra com o molho. Faça o mesmo com as abobrinhas fritas ou ainda intercale beringela e abobrinhas, cobrindo com o molho. Ou ainda, faça em potinhos individuais. Sirva a seguir.


OBS: você também pode fazer sem descascar a beringela, a escolha é sua.

3 comentários:

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: